CONVOCAÇÃO

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho cumpre TAC e nomeia professores concursados

Fotografia de mulher com lápis na mão e caderno na outra
O primeiro TAC firmado com a Prefeitura para a convocação de candidatos aprovados em concurso público foi firmado em 2013

 

11/03/2025 - A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, deu cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e convocou 265 professores aprovados no último concurso público, realizado em 2019. Os convocados irão substituir profissionais que estão atuando com contratos temporários

O primeiro TAC firmado com a Prefeitura para a convocação de candidatos aprovados em concurso público foi firmado em 2013, para várias funções, além de professores. Desde então, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho vem renovando e acompanhando o cumprimento dos acordos, que incluem a realização de concursos públicos e convocação de efetivos para a substituição dos profissionais que atuam com contratos temporários e que estão ocupando vagas que não são temporárias.

De acordo com a Promotora de Justiça Alice de Oliveira Morais, o artigo 37 da Constituição Federal estabelece que a forma de provimento e ingresso no serviço público, em regra, só deve ocorrer a partir de aprovação em concurso público. "Contratos temporários só cabem naquelas situações excepcionais e provisórias, previstas no artigo 37 da Constituição", explica.

Desde 2013, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou três concursos públicos, sendo o mais recente em 2019. Com a pandemia da covid-19, ocorreu a suspensão do prazo e o processo seletivo está vigente até abril de 2026. 

A Promotora de Justiça Alice de Oliveira Morais diz que já foram convocados todos os aprovados para o número de vagas previstas no edital. Mesmo assim, o MPPE vem cobrando o levantamento de todos os contratos temporários. A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho continua ressaltando a necessidade de substituição de profissionais temporários nas áreas da Saúde e Defesa Social e a realização de um novo concurso público, para os cargos que já não contam com aprovados no último concurso, aguardando para futuras convocações.  
 

Últimas Notícias


SERRA TALHADA
MPPE promove Seminário de Integração com o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária
O evento ocorrerá das 8h30 às 17h, no Centro Universitário FIS – UniFIS, localizado na Rua João de Melo, 2110, Bairro Tancredo Neves, em Serra Talhada.


1º/08/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, por meio dos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde) e do Consumidor (CAO Consumidor), e da Escola Superior (ESMP), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o Seminário de Integração do MPPE e Sistema Estadual de Vigilância Sanitária - IV Macrorregião.

Com foco na defesa da saúde, o evento visa fortalecer a cooperação interinstitucional e alinhar estratégias, fluxos de atuação e boas práticas entre o MPPE e os componentes do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa). O evento ocorrerá das 8h30 às 17h, no Centro Universitário FIS – UniFIS, localizado na Rua João de Melo, 2110, Bairro Tancredo Neves, em Serra Talhada.

A iniciativa tem como público-alvo promotores de Justiça do MPPE, fiscais da Vigilância Sanitária da Apevisa e profissionais das Vigilâncias Sanitárias (Visas) municipais do Estado de Pernambuco - IV Macrorregião. Os interessados podem se inscrever por meio do link https://doity.com.br/seminario-de-integracao-entre-o-ministerio-publico-de-pernambucoe-o-sistema-estadual-de-vigilancia-p, pelo qual também é possível conferir a programação completa.

AGENDA COMPARTILHADA
MPPE promove encontro com membros da Circunscrição sediada em Jaboatão dos Guararapes
Montagem fotos formando o mapa de Pernambuco sobre fundo laranja. No canto superior direito a inscrição Agenda Compartilhada e o logo do MPPE.
Encontros marcam um momento de diálogo entre os membros do MPPE e a gestão

 

01/08/2025 - A Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco (MPPE) prossegue com a Agenda Compartilhada, uma série de encontros estratégicos que visam fortalecer o diálogo interno e aprimorar o plano de gestão da instituição para o período de 2025-2027. Nos eventos, o Procurador-Geral, José Paulo Xavier, juntamente com sua equipe técnica, se reúne com Promotores e Promotoras de Justiça em todo do Estado para discutir as demandas e prioridades locais. No próximo dia 12, das 14h às 17h, a reunião será em Jaboatão dos Guararapes, com Promotores de Justiça da 13ª Circunscrição Ministerial, que abrange ainda as comarcas de Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Os encontros marcam o primeiro ano da atual gestão e têm como principal objetivo ouvir diretamente os membros do MPPE, colhendo sugestões e identificando as necessidades de cada setor.

A dinâmica dos encontros é colaborativa. Após uma análise, o cronograma de atendimento é definido. Além de discutir as necessidades operacionais, os eventos também servem como fórum para debater projetos e temas de interesse comum, buscando elevar o nível de atuação do MPPE. As demandas apresentadas são posteriormente sistematizadas pela equipe técnica de planejamento. 

A Agenda Compartilhada é vista como uma ferramenta essencial para aprimorar a gestão, garantindo que as decisões da cúpula estejam alinhadas com a realidade das Promotorias de Justiça. A colaboração direta dos membros com a gestão é fundamental para aprimorar o plano estratégico, permitindo que a instituição avance de forma mais eficaz e coesa.

Ao todo, estão previstos 20 encontros presenciais até novembro. Em 2026, uma nova temporada da iniciativa será realizada para fazer um balanço das ações implementadas e continuar o ciclo de aprimoramento contínuo.

Serviço: 12/08 - Local: Sede das Promotorias de Justiça de Jaboatão dos Guararapes.
Horário: 14h às 17h.

LAGOA GRANDE
MPPE participa da Operação Bar Seguro e interdita estabelecimento
Fotografia de copo, limões cortados e coqueteleira em cima de mesa de bar
Um bar foi interditado imediatamente por operar sem licenças e AVCB, representando risco aos frequentadores


31/07/2025 - A Operação Bar Seguro, realizada em Lagoa Grande, em 25 de julho, resultou na interdição de um bar e na notificação de outro estabelecimento por irregularidades. A ação conjunta envolveu o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.

O objetivo foi fiscalizar bares e similares quanto ao cumprimento de normas, incluindo alvarás de funcionamento, Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), venda de bebida alcoólica a adolescentes e poluição sonora.

Um bar foi interditado imediatamente por operar sem licenças e AVCB, representando risco aos frequentadores. Em outro local, a presença de adolescentes levou à notificação do proprietário, que responderá administrativa e criminalmente, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90). O Conselho Tutelar acolheu e encaminhou os jovens.

Para o Promotor de Justiça de Lagoa Grande, Filipe Regueira de Oliveira Lima, "a atuação conjunta é essencial para garantir a ordem e a proteção da sociedade, especialmente de crianças e adolescentes".

O MPPE e a 7ª CIPM informam que novas fiscalizações serão realizadas regularmente para assegurar o cumprimento da legislação e a segurança dos estabelecimentos em Lagoa Grande.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000